sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Receita Top Top da Semana

Nessa semana a Lari Mokarzel vai nos ensinar uma receita suuper saúdavel!! Como não adorar, não é mesmo?? Então vamos lá...

Charutinho

Gente, essa semana fui comprar as coisas para fazer meu suco verde de todo dia e quando estava pensando em o que fazer para o jantar, olhei para a couve e a hortelã e tive uma ideia: Charutinho!! O Charutinho típico da culinária árabe é feito com folha de uva ou de repolho, mas por que não tentar com couve, né?? Juro para vocês que ficou uma delícia além de ser super saudável!!

Então vamos à receita:

Ingredientes

1 Maço de couve
1 Maço de hortelã
1 Cebola
1 Cabeça de alho
1/2 Kg de Carne moída ( eu usei patinho)
1 Xícara de Arroz ( se quiser uma opção mais saudável, use o arroz integral)
1 Colher de sobremesa rasa de pimenta síria
Sal a gosto
Azeite a gosto 

Preparo

Em um processador ou liquidificador, bater a cebola cortada em pedaços. 2 dentes de alho, as folhas de hortelã e um pouco de azeite. Reservar.

Em um recipiente misturar a carne moída, o arroz (lavado) e a pimenta síria. Ir despejando aos poucos o molho reservado. Não coloque tudo, pois você irá utilizá-lo no final e eu geralmente coloco metade da quantidade. Sugiro que você vá provando e se necessário também corrija o sal. Agora o recheio já está pronto e você pode começar a montar os charutinhos!! 

É muito fácil e para ajudar eu fervo um puco de água e despejo sob as folhas de couve para amolecer e ficar mais fácil de dobrar, Se a sua folha de couve for grande dá para dividir e fazer dois charutos. Dizem que o charutinho típico árabe deve ser bem fininho, mas eu não tenho essa preocupação e gosto dele mais gordinho e bem recheado!! Eu coloco mais ou menos 1 colher de sobremesa do recheio a dois dedos de posta da folha e dou uma primeira enrolada. Depois dobro as laterais e continuo enrolando... Gente, o recheio é colocado cru mesmo!!

Então eu vou colocando um a um em uma panela e entre eles jogo os dentes de alho que sobraram. No fim, despejo todo o molho que restou, tampo e deixo cozinhar por mais ou menos meia hora. O tempo varia muito de fogão para fogão e recomendo que vocês provem para saber se o ponto está bom.

Outra dica é prestar atenção se ele não está ficando ressecado. O meu não ficou, pois como podem ver na foto eu joguei bastante molhinho, mas caso isso aconteça é só regar com um pouco de água fervente.

Para servir, regue com um bom azeite! Os azeites árabes e gregos combinam muito bem, pois são bem intensos e perfumados. Se quiser, sirva com homus, que já ensinei aqui no blog, ou com uma boa coalhada!! E por falar em coalhada, em breve ensinarei aqui!!

Espero que vocês gostem!!





Por Lari Mokarzel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...