sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Receita Top Top da Semana

Briganutri

Gente, a receita de hoje é dos queridos Marcelo Facini e Nadia Campeotto. Na quinta passada eu, Lari Mokarzel, fiz o curso deles de Docinhos Funcionais e estou apaixonada!

Para tirar a prova de que eles são gostosos até pra quem não é adepto da alimentação funcional, eu trouxe alguns para o trabalho e dei para as meninas experimentarem! Foi sucesso total!!!


Antes de passar a receita, vou contar um pouco para vocês dos benefícios do grão de bico (nossa última receita foi de Homus!). O grão de bico é uma leguminosa rica em proteínas e fibras e seu carboidrato é de baixo índice glicêmico (não eleva o nível de glicose no sangue).  Também é rico em nutrientes como ferro, magnésio, complexo B e em uma substância chamada Tripofano, que atua como um precursor de Serotonina no nosso organismo e promove uma sensação de bem-estar!

A base deste brigadeiro é a farinha de grão de bico, que vocês podem comprar pronta (Casa Santa Luzia, Zona Cerealista, Mundo Verde) ou fazer em casa. - Tudo que pudermos fazer em casa é sempre mais saudável, porque é mais fresquinhos e sabemos de onde vem - Para fazer em casa, basta comprar um pacote de grão de bico (aqui deve ser o grão cru mesmo, e não aquele de caixinha igual ao que usamos para o Homus) e bater no processador ou no liquidificador na função “pulsar” (deve ser um liquidificador potente).

Ingredientes:

¼ de xícara de óleo de coco
1 xícara de chá de farinha de grão de bico
1 xícara de leite vegetal (de arroz, de castanhas, de amêndoas)
½ xícara de açúcar demerara (pode substituir por Stevia)
3 colheres de sopa de cacau em pó 70%
Cacau em pó ou chocolate 70% ralado para enrolar os brigadeiros.

Preparo:

Em uma panela rasa ou frigideira (antiaderente), aquecer o óleo de coco em fogo baixo e acrescentar a farinha de grão de bico, mexendo até dourar. Vai virar uma farofinha. A hora que ela começar a mudar de cor, acrescentar o açúcar demerara e o cacau e continuar misturando. Adicionar o leite e misturar até obter uma massa consistente que desgrude da panela. Importante: Não demore muito para acrescentar o leite, senão o açúcar começa a caramelizar. Se for substituir o açúcar por adoçante, coloca-lo no leite para acrescentar à mistura, pois se colocá-lo direto, ele pode queimar.

Deixe esfriar. Fazer pequenas bolinhas e passar no chocolate. Se quiser servir gelado, fica uma delícia! Leve ao freezer por pelo menos 1 hora e depois deixe na geladeira.









Por Lari Mokarzel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...