segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Receita Top Top da Semana

Hambúrguer
10 porções

Não sei se todo mundo sabe, mas eu (Lari Mokarzel) não como mais glúten há quase um ano, porque descobri que tenho intolerância. Então, algumas das receitas que eu vou sugerir para vocês são sem glúten e em alguns casos, eu darei as duas opções: com e sem glúten. Espero que gostem!
A receita de hoje é MUITO fácil! Eu já sabia fazer com glúten, mas um dia conversando com os amigos no trabalho, um deles me ensinou a fazer sem.


Ingredientes:

500 g de patinho moído
500 g de alcatra moída
(O patinho e a alcatra são carnes relativamente magras! Por isso, além de fácil, esta receita é uma boa para matar a vontade de comer besteirinhas!)
Queijo
Alface
Tomate
Sal a gosto
Pimenta e alho opcional

*Para quem come glúten, é só substituir os temperos por creme de cebola, aquelas sopinhas instantâneas. Eu sempre prefiro não utilizá-las, não só pelo glúten, mas por causa de algumas substâncias utilizadas nestes alimentos, como o “glutamato monossódico , um realçador de sabor que faz muito mal à saúde. 


Preparo:

Ao comprar a carne, peça para ela ser moída duas vezes, para deixá-la mais macia.
Misture as duas porções de carne (patinho e alcatra) com as mãos (eu uso luvinhas cirúrgicas) e coloque sal e pimenta (ou o creme de cebola). Eu costumo picar o alho e passá-lo nas mãos para ir fazendo os hambúrgueres. 1 kg de carne rende em média 10 hambúrgueres médios. Não gosto de fazer muito grande, senão eles ficam muito crus por dentro.
Então os disponha em uma grelha e deixe por volta de 5 min. Vire o hambúrguer,coloque uma fatia de queijo em cima e deixe por mais 5 min. Depois monte no prato com a salada.
Para os que não têm problema com o glúten, monte direto em um pãozinho levemente aquecido no forno!

*Dica: Para incrementar, varie no queijo e nos molhos. Você pode montar seu hambúrguer com queijo brie, queijo minas ou queijo prato. Eu gosto muito de um queijo brie light, de uma marca chamada “Sant’angelo” (sempre encontro no Pão de Açúcar) e do queijo prato light da “Polenghi”. Ambos contêm menos gordura do que alguns queijos minas. O da foto eu fiz com este brie, ele não derrete uniforme, por isso que não está muito bonito! Mas fica muito gostoso!!




Por Lari Mokarzel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...